Como usar tapeçaria de parede

01

Fonte: Dwell With Dignity


Você com certeza já deve ter visto peças de tapeçaria tão bonitas que parecem verdadeiras obras de arte – e chega a dar pena de colocá-las no chão. Por que não torná-las, então, as protagonistas na sua decoração com um espaço especial na parede da sala, por exemplo? Confira as nossas dicas sobre como usar tapeçaria de parede e veja como esta tendência de decoração pode renovar o visual do seu apartamento!

A prática de utilizar tapeçaria na decoração não é lá nenhuma novidade – ela, inclusive, é milenar, com registros que datam desde a Antiguidade. No entanto, uma tendência atual está dando nova roupagem a esses itens clássicos, que estão saindo dos pisos para assumir posições de destaque nas paredes, trazendo cor e muito estilo para a decoração dos mais variados ambientes.

As peças de tapeçaria também são sinônimo de originalidade, pois são feitas manualmente por artesãos, que tecem e retratam pinturas com fidelidade, fazendo de cada tapete um item exclusivo. Portanto, essa é uma excelente opção para quem busca uma forma de decoração especial e única.

03

Fonte: Pinterest

02

Fonte: Pinterest

Levando a tapeçaria para a parede
Que tal pendurar na parede aquele tapete lindo que você trouxe como recordação de uma viagem ou aquele tecido antigo que é praticamente uma herança de família? Aquela tapeçaria que você sempre teve pena de colocar no chão pode trazer um toque especial e charmoso para a decoração das paredes da sala ou do quarto, por exemplo. Basta usar a criatividade!

E não tenha medo de ousar nas cores: quanto mais colorido, mais marcante ficará a sua decoração. Porém, claro, não esqueça da importância que existe em combinar este item com o restante do design aplicado no interior do seu lar – o bom senso será o seu melhor amigo no momento de decorar de forma harmoniosa.

Você também deverá ter cuidado com o tamanho e o peso da sua tapeçaria. Peças maiores ficam muito bonitas em ambientes grandes, por exemplo, mas podem acabar ocupando muito espaço nas salas compactas. O mesmo pode-se dizer sobre o peso: além do risco de estragar a sua parede (e a própria tapeçaria), pendurar tapetes muito pesados pode deixar o ambiente com um ar “carregado” demais. Portanto, escolha uma peça que fique em equilíbrio com o espaço.

04

Fonte: Adoro Decorar e Lojas KD

Cuidados com a tapeçaria na parede
Por se tratar de um material artesanal e delicado, você precisará ter um cuidado especial para manter a sua tapeçaria sempre bonita. Uma das principais práticas nesse sentido é manter o item protegido da exposição direta ao sol, pois isso pode alterar a tonalidade e a pigmentação da peça. Se o local onde você for expor a tapeçaria tiver incidência de sol durante o dia, uma dica é colocá-la em uma moldura de vidro com proteção contra raios ultravioleta.

Outro cuidado importante é com a limpeza da tapeçaria, uma vez que esses itens absorvem muito pó (mesmo na parede). Portanto, é necessário realizar uma higienização periódica para manter a peça limpinha e conservada.

Dicas de decoração com tapeçaria

  • Uma forma muito bacana e interessante de pendurar a sua tapeçaria na parede é emoldurá-la. Além de você não precisar fazer furos no tapete, isso manterá a peça protegida e com ainda mais destaque na decoração.
  • Se a sua sala de estar for pequena, você pode utilizar uma tapeçaria horizontal para “alongar” o ambiente e dar a sensação de que é mais comprido.

    05

    Fonte: Pinterest

  • Em épocas de baixas temperaturas, uma dica é pendurar tapetes felpudos e de materiais mais grossos para trazer mais calor e esquentar o ambiente. Isso tornará a sua sala ou quarto ainda mais bonita e aconchegante.
    06

    Fonte: Leroy Merlin

  • Na decoração dos quartos, as tapeçarias podem ser posicionadas acima das camas, de forma a substituir as cabeceiras e, de quebra, darão um toque de cor e personalidade ao ambiente.
    07

    Fonte: Revista Casa e Jardim

    Seguindo as nossas dicas, você consegue aproveitar toda a versatilidade e elegância da tapeçaria também na sua parede! Está esperando o que para aproveitar melhor os seus tapetes preferidos?

    Esse post foi uma colaboração da Mel Quincozes da Tibério Construtora de São Paulo.

 

 

Comments

comments

comentário(s) via facebookComentário via blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *